PROPOSTA DA REVISTA


Grafias UFMG 
é um projeto de extensão universitária, uma iniciativa de caráter educativo/cultural que tem como diretriz a interdisciplinaridade, privilegiando saberes e práticas difusas. Busca-se difundir questões relativas à natureza interdisciplinar das relações texto/imagem.
 
Grafias UFMG
destina-se, prioritariamente, à publicação de trabalhos gráficos produzidos por alunos da UFMG (de graduação e de pós-graduação), tendo como tema geral as relações texto/imagem. O objetivo é incentivar a pesquisa e a produção visual/gráfica discente.

Grafias UFMG
publica trabalhos que se caracterizam pela exploração das diferentes possibilidades de abordagem das relações texto/imagem, em seus diversos gêneros: fusões, interconexões, justaposições, interações. A revista tenciona explorar o potencial interdisciplinar dos cursos de graduação da Escola de Belas Artes e a conexão desses, especialmente, com os cursos de Comunicação, Design e Letras. O alcance específico do projeto (Artes, Comunicação, Design e Letras) não é restritivo, ou seja, não impede que trabalhos produzidos por alunos de outros cursos sejam publicados (desde que sejam conceitualmente compatíveis com a proposta).

Grafias UFMG
também publica, em cada edição, obras gráficas de profissionais convidados: seções Artista convidado: Brasil e Artista convidado: ExteriorGrafias UFMG também possui as seguintes seções: Um pouco sobre..., que publica apontamentos, textos curtos abordando alguma especificidade pertinente à área (relações texto/imagem); Pesquisa Docente, que divulga pesquisas acadêmicas, relativas ao tema, realizadas por docentes da Universidade; e Pesquisa Discente, que abarca pesquisas acadêmicas vinculadas a disciplinas e a Programas institucionais da UFMG.